A Benetton tem algo a dizer

Veja galeria de fotos com a nova campanha

Cool hunting

Saiba mais sobre o meu curso de verão na Universidade Feevale

Mania de esmaltes vira clube de compras

Conheça a EsmalteriaClub

Mercado de luxo ou classe C

Em qual mercado vale mais a pena investir no Brasil?

sexta-feira, 30 de abril de 2010

E a megging, rola?

Debaixo das calças dos pais e avôs para nossos looks principais. Das meninas de academia para nosso dia-a-dia. Essa é a legging masculina, ou megging, proposta absoluta para este inverno. Como sempre gosto de propor uma discussão aqui, ao invés de impor um estilo, pergunto: Será que essa peças vão para as ruas?
Se depender das intenções da maioria dos estilistas brasileiros e editorias estrangeiros, a megging emplaca. Nos últimos desfiles de inverno da São Paulo Fashion Week e Fashion Rio, o antes cuecão usado escondido veio para fora. Lá fora, vira e mexe, a legging para eles toma conta das revistas de moda. Acima, imagem da WWD com o dançarino Robert Fairchild. A liberdade de movimentos é, sem dúvida, um dos atrativos da peça, não é mesmo?
Para a Ausländer (imagem 1), a megging preta vem metalizada e usada com regata e tênis. Na Osklen (segunda imagem), contraste de proporções e materiais. Já a Redley propôs, além do uso por baixo de bermudas - muito frequente na coleção - complementando tops estruturados e cheios de sobreposições, como o terceiro look acima.
A segunda imagem é da brand Acne, coleção spring 2010, com o lindinho Jacob Coupe. A terceira imagem é do editorial Heavy Metal Parking Lot, de Thomas Lor.
Aqui no Brasil sobraram meggings para a Colcci. A marca também usa com regatas e tops compridos, como essas excelentes jaquetas. Mas esse cinza dá uma cara de peça pra dormir mesmo, né?
AH enriqueceu as suas, colocando brilhos e metalizados. Os tops vem sempre compridos, ora sérios, como o blazer traspassado do terceiro look, largadões, como o casaco do primeiro look, ou super jovem, como a jaqueta do segundo.
E a Cavalera propôs as soluções mais usáveis para os meninos. Eu sairia numa boa por aí com uma legging igual à essas da marca: pretas e por baixo de bermuda. Em cima, hoodies, blazers e jaquetinhas super bacanas. E você, encararia?

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pernas de fora no frio?

Detesto dar desculpas esfarrapadas, e não vou fazer isso com vocês. A verdade é que além do excesso de trabalho, tem me faltado inspiração pra escrever. Mas parece que as coisas floresceram depois da minha conversa com o queridíssimo Tiago, do Revue de Mode. Blogs de moda existem milhares, mas que valem a pena ser lidos, pouquíssimos. Nós sempre trocamos impressões sobre isso e chegamos à conclusão de que conteúdo + design legal é tudo. E se não tenho algo bacana, útil e conclusivo para escrever, prefiro ficar na minha. Acho muito chato e barato ficar replicando notícias de outros sites e revistas. Afinal de contas, queremos conteúdo, certo? E no nosso meio, ser exclusivo é difícil. Aí mora a riqueza.
Pois hoje tive um insight que me agradou. Tenho visto em vários desfiles de inverno, coleções, campanhas e editoriais mundo afora bermudas usadas com tops compridos e quentes. Parece estranho colocar as pernas de fora justamente nas estações mais frias do ano, mas e se a gente segurar um pouquinho o frio pra dar uma variada no styling? Fica perfeito para lugares com aquecimento ou em baladas no frio, por exemplo. Tem sempre como adaptar. Mas para aqueles beeeeeem friorentos, a saída mais cool do tempo cool é colocar um megging por baixo. Você se arrisca? Bem, esse é assunto para um outro post. Looks acima: H&M e Cafe magazine.
Dentre as coleções que encontrei, a que melhor usou a bermuda com roupas quentes foi a Dondup. Também, colocar o Andres Velencoso no lookbook e na campanha é sacanagem, né? Qualquer short vira artigo de luxo. Olha que gostoso combinar nossas já tradiconais bermudas jeans cut off com camisetas mais compridinhas e as de alfaitaria também dobradas com camisa + jeans + lenço. Quem já não tem essas peças em casa?
Aqui a altamente proposta e pouco aceita camisa jeans segura com a bermuda acima do joelho. Ficou perfeita com a botinha alta. Tenho duas novas que ainda não usei e agora já sei que ficam lindas com bermudas. E eu que aaaaaaaaaamoooooooo cardigan, sofri com esse azulzinho + camisete + lenço + bermuda de alfaiataria dobrada. Tenho vontade de ir me vestir agora assim e sair. Per-fei-to!
Pra fechar com tudo os looks da Dondup, Andres beeeem sério, de bermuda alfaiataria + malha ajustada. Super fácil para os mais conservadores. No segundo look, a bermuda branca + camisa cáqui + lenço tiram qualquer bom moço do sério.
Em segundo lugar no melhor uso de bermudas e shorts no frio, vem o editorial da Woolrich Woolen Mills' com o também lindinho Matteo Martari. Quem disse que pernas finas são um problema? As peças ficaram incríveis nele.
De estilo navy e com belos florais e xadrezes, a marca enche os olhos, no excelente trabalho de styling de Marco Bazzoni. Super combinados ou totalmente em crash, vale a pena tentar essa primeiramente arriscada tentativa de diferentes proporções.
Até a bermuda com total cara de verão pode ser bem aproveitada no inverno, se usada com um top neutro, como esse parka cáqui. Aliás, cáqui é tendência, hein?
Jaqueta jeans + camisa + bermuda me conquistou em definitivo. Quero usar já! Ainda estou em dúvida quanto aos tênis flat ou high. Mais ainda fico com os altinhos mesmo. São bem mais atuais.
Surfers, skaters e afins foram os precursores desse movimento curto embaixo, longo em cima. Seria facilidade pra praticar os esportes? A verdade é que a tendência veio para agradar a todos.
Em terceiro lugar, vem o lookbook da EUBIQ NY's com total cara do militarismo que o inverno tá pedindo. Diferente das outras marcas, aqui as bermudas são mais larguinhas e em modelo cargo. ou seja, não existem desculpas pra não usar!
No editorial da Urban magazine, a fotógrafa Cristina Capucci e o stylist Ivan Bontchev criam um clima nostálgico para composições ora neutras e hiper claras, como o look total branco, com sobreposição de bermuda + calça brancas - que ficam bem só no editorial - e total jeans, como no segundo look - mais fácil e trendy.
E em mais clima nostálgico e blur, o modelo James Hempson se presta às lentes de Alexander Neumann e ao styling de Danny Santiago, em composições ousadas, com levada gipsy - caso do primeiro look, total color, e do míni comprimento do segundo. Boas opções para climas amenos porém totalmente descontraídos.
Na campanha Dancehall in Wonderland, da Customellon, mais nostalgia com cara 70's. Jovens e secos meninos vestem peças cropped em tons básicos, entre brancos e azuis.
Na revista húngara The room, o fotógrafo Marcus Pritzi e a stylist Isabelle Thiry criam belas cenas entre os modelos Callum Wilson e Jacob Coupe, em míni comprimentos, como esses shorts mais as lindas malhas. Look total preto tem o seu valor, não é mesmo?
Mais bermudas e tops compridos na Surface. Tem coragem de usar com bota alta? Aí é demais, né?
E pra encerrar, o look da Filippa K. O mais clean, usável e fácil de todos: camisa + bermuda jeans cut off. Simples e lindo. Vamos começar por aqui?

domingo, 18 de abril de 2010

Eventos de moda agitam Porto Alegre

Nas últimas semanas Porto Alegre respirou moda ininterruptamente. De 7 a 11 de abril, o Shopping Iguatemi foi palco do já tradicional Donna Fashion, que reúne marcas desfiladas nacionalmente, no SPFW e ainda marcas locais. Expoentes como Colcci, Forum e Bob Store se misturaram a exclusividades gaúchas como Spirito Santo, Paquetá Calçados e Brasil Sul.
A imagem que abre o post é da grife gaúcha Spirito Santo. Aqui, pai e filho para a VRkids.
Na Paquetá, a super model Mariana Weickert.

Lua e suas princesas modernas

Na semana seguinte, de 13 a 16 de abril, Novo Hamburgo, na grande Porto Alegre, recebeu a 34ª FIMEC, Feira Internacional de couros, produtos químicos, componentes, máquinas e equipamentos para calçados e curtumes, um dos eventos mais importantes do setor no mundo.Seguindo a tendência internacional em feiras comerciais, realizaram-se palestras, com a interação das entidades de classe apoiadoras do evento, visando enriquecer ainda mais a variedade de atividades proporcionadas a visitantes e expositores. Por lá circularam nomes importantes do setor e outros metidos em moda.
Ontem, também em Novo Hamburgo, rolou o 1° E-Blogs de Moda, que reuniu 25 blogueiros de moda e beleza da capital e região em uma manhã de bate-papo e troca de ideias sobre moda e mídias digitais. Como convidados, a professora mestre em Moda, Cultura e Arte Marina Cezar, além do jornalista professor do curso de Jornalismo de blogs com ênfase em mídias sociais Diego Guichard. A primeira edição teve apenas blogueiros convidados, porém a agência que promoveu o evento está realizando o cadastro de demais blogs de moda e beleza para a segunda edição, que deve ocorrer ainda este ano. Interessados devem mandar seus dados e o endereço de seus blogs para midiassociais@jej.com.br.

Por fim, neste final de semana, o Mix Bazaar, que acontece regularmente na capital gaúcha, abriu suas tendas no Cais do Porto. E trouxe agradáveis surpresas que quero mostrar pouco a pouco. A primeira delas é a marca de uma amigona, a Greice, da PipocaFiló. A Greice faz pulseiras lindas de couro com aplicações de tachas e rebites, além de acessórios fofos, como laços para serem aplicados em roupas e calçados. Outra supresa bacana foi a Paez, marca argentina que confecciona nossas conhecidas alpargatas, com estampas e acabamentos incríveis.
As peças fofas da PipocaFiló.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

O que vestir para ser feliz?

E quem se preocupa com roupa quando se está no auge da felicidade? Os mais animadinhos (eu, inclusive) diriam que o ideal é estar sem roupa mesmo. Pra curtir a vida não existe dress code, e é assim que estou me sentindo ultimamente. No último feriado de Páscoa, pude mais uma vez comprovar essa minha teoria. Talvez por isso eu esteja escrevendo tão pouco sobre moda e muito mais sobre comportamento e lifestyle. Não é muito mais gostoso?
Estar com quem se ama é a coisa mais fantástica do mundo. E amar despenteia e desarruma. Não que seja o meu caso, do Flávio, da Renata e da Vanessa, queridos e elegantérrimos companheiros da viagem pra Florianópolis... hehe... Quer dizer, depois de muitas horas girando na pista da Concorde, fazendo a trilha entre o Costão do Santinho e a praia de Moçambique, procurando presentes no centrinho de Ingleses pro nosso amigo secreto improvisado, fazendo a maravilhosa lasanha do Flávio, meus 1001 drinks ou fumando narguilé no píer de Ponta das Canas, a única saída é se cansar, suar, desarrumar e... aproveitar. Viver!
Quer saber o que vestir pra se divertir? Respeite seu tipo físico, as cores que mais iluminam e favorecem você, preste a máxima atenção nas proporções, dê uma olhadinha nos lançamentos que combinam com seu estilo, mas pri-ci-pal-men-te, esteja confortável. Eu amo vestir bermuda, regata e chinelo. Na balada, um jeans e um tênis hypado montam legal. Mas Xande, pra quê tanta informação de moda e estilo então? Pra saber usar padronagens, tecidos, cores, texturas e estilos diferentes de forma coerente, acertada e antenada. Pra se respeitar, entender, e dar umas alfinetadinhas aqui e ali... hehe...
Eu gosto de marcas mesmo, mas misturado às peças da Colcci, Alexandre Herchcovitch, Cavalera e Zoomp que estampam esse post, também visto Renner, C&A e o que mais eu perceber como interessante pra mim. Pra quê preconceito e pra quê pose? Não combinam com ser confortável e elegante. Ser chic é ser feliz.
É por isso que eu amo tanto o verão. Que delícia passar o dia na praia, estendido numa canga estampada com a cara do Brasil, tomando uma água de coco entre um mergulho e outro! Que maravilha brincar com as roupas dos amigos e amigas, subir no banco e cantar, gritar no megafone e ser parado pela polícia, ser chamado de maconheiro por fumar narguilé, receber uma salva de palmas e anúncio no microfone ao acabar uma trilha, brincar com as crianças dos outros, fazer disputa de "barulhinhos" (hahaha), fazer desafio musical de Xandinho no trânsito, gastar uma fortuna num almoço terríííível de Páscoa, ganhar desconto do óculos de camelô, comprar um Havaianas igual do amigo... Ah, que delícia estar com vocês! Mas gente, e o que vestir no inverno para ser feliz?