A Benetton tem algo a dizer

Veja galeria de fotos com a nova campanha

Cool hunting

Saiba mais sobre o meu curso de verão na Universidade Feevale

Mania de esmaltes vira clube de compras

Conheça a EsmalteriaClub

Mercado de luxo ou classe C

Em qual mercado vale mais a pena investir no Brasil?

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Truques de styling para o inverno

Assistir desfiles e mais desfiles, babar pelos lançamentos e correr para as lojas e comprar tudo. Certo? Bom se fosse, né? Pois quando essa equação não é válida, o jeito é se virar com um truque aqui, outro ali e dar um update no outfit. Se você não estiver com a bola toda - ou a carteira - na próxima temporada, dê uma olhada no que dá pra fazer com um pouco de criatividade.
Uma das soluções é apostar na cobertura da cabeça. Gorros, chapéus e capuzes serão hit para aquecer a parte de cima. Quem não tem alguma das peças em casa? E se não tem, pode providenciar por pouquinho e ficar com a cara da estação. Na imagem que abre o post, propostas de Alisson Rodrigues, Ausländer e 2nd Floor. Logo acima, R.Groove, British Colony e Redley.
Uma das finalizações mais frequentes das passarelas do Fashion Rio foram as amarrações. Cinturas, barras e pescoços receberam laços e mais laços. Para o post selecionei apenas looks femininos, mas os meninos também estão amarrados no inverno. Como fazer em casa? Pegue um cinto leve, um lenço fino, ou mesmo confeccione a sua faixa e se prenda!
Na primeira imagem, Estúdio Frame, Filhas de Gaia e Patachou. Aqui, Ed Hardy, Espaço Fashion e Juliana Ariza - da esquerda para a direita, em todas as imagens.

Outro truque que permeou o styling da maioria das apresentações foram as inúmeras sobreposições com peças de tamanhos e cores diferentes e acabamentos desalinhados. Mas esse assunto merece um post único.

E já é hora se ligar no São Paulo Fashion Week, que começa hoje!

Pesquisa e edição de imagens: Lucas Presotti.
Assessoria técnica: Gabriel Flores.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Temporada longa para as saias

Há tempos não se viam saias tão longas pelas passarelas como as mostradas no último Fashion Rio. Em um país onde cada vez mais se exibe o corpo em qualquer ocasião e estação, não é de se espantar. Pelos blogs de street style mundo afora, porém, a tendência longa já vem se confirmando inverno e verão.

Sempre defendi a feminilidade e elegância que a saia representa para uma mulher; claro, exceto a maldita minissaia jeans, que detona até a Gisele Bundchen! Pois agora as princesas modernas sairão por aí todas cobertas.
No Fashion Rio, as saias longas apareceram em quase todas as grifes femininas. Veja nas imagens acima. Na que abre o post, propostas da Reffinata, My Philosophy e Natural Cotton Color. Nesta, Espaço Fashion, Filhas de Gaia e Walter Rodrigues.

Celebs americanas também já se renderam ao shape. As trendsetters Drew Barrimore, Olivia Palermo e Ashley Tisdale volta e meia são vistas com as suas saias longas. Para não ficar vulgar nem descabido, é preciso prestar muita atenção aos tops e aos sapatos usados na produção. Dois truques super atuais são combinar ou com camisa/camisetão largo ou com um top que mostre apenas um detalhe do abdômen. Vale dizer que as sugestões servem para aquelas mais antenadas e ousadas. O look todo largo não rola também para as mais cheinhas.

Se você for mais clássica, prefira usar com regatinhas justas e até bodies. Para as baixinhas a peça é permitida, mas levando-se em conta a proporção geral do corpo e do look, ou seja, o comprimento deve chegar até a ponta do sapato, e na parte de cima, o top deve se encerrar na cintura. Para todas, uma regra é fundamental: evite usar com sapatos altos e sofisticados, como sandálias, scarpins e peep toes. O comprimento da saia pede sapatos leves, como rasteirinhas, anabelas e chinelos.

Pesquisa e edição de imagens: Lucas Presotti.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Toda penosa!

Foi-se o tempo em que usar plumas era sinônimo de ser uma perua inadequada. A revolução fashion do material começou quando Chanel, Valentino e outras labels apresentaram suas propostas nas últimas coleções de verão. Foi o que bastou para que as fashionistas internacionais colocaram suas penas de fora nas ruas. O hype chega agora ao Brasil com as propostas de marcas do Fashion Rio inverno 2011.
Quem mais desfilou penas para a próxima estação foi a Printing. Na imagem que abre o post, looks nada discretos e super charmosos em blusas e vestidos. Logo acima, propostas da Basthiana, Bianca Marques e Coven.

É preciso estilo e corpo em forma para encarar as plumas. Elas se tornam mais usáveis quando cobrem saias combinadas a regatinhas ou camisetas ajustadas. Frequentam bem de baladas descoladas a festas mais caretas, sempre imprimindo humor ao outfit. Se esse não for seu objetivo, esqueça!

Pesquisa e edição de imagens: Lucas Presotti.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Inverno multiestampado

Se depender da edição de inverno 2011 do Fashion Rio, que rolou no Píer Mauá entre os dias 11 e 15 de janeiro, homens e mulheres combinarão - ou descombinarão - xadrezes, animal prints e tantos outros motivos. O que se viu foram muitíssimos padrões diferentes estampando todos os tipos de peças. A colagem acima sintetiza a próxima estação. Na primeira delas, a Cantão mistura xadrez com geometria. Na segunda, a Alessa mistura abstratos; e na última, a Coven traz dois tipos de animal print + xadrez.
Uma forte tendência internacional que está pintando por aqui são os motivos intergaláticos. Imagens de planetas, astronautas, nuvens e coisas do gênero invadiram as passarelas. Da esquerda para a direita: British Colony, 2nd Floor e Coca Coca Clothing.
Temas naturais também aparecem, como a camiseta com pássaro da Dobra, e o chão árido de Andrea Marques e Basthiana.
O mix indígena é outra tendência forte. Veio com tudo na British Colony, que desfilou diferentes estampas misturadas do mesmo tema (imagem 1). A Coven (imagem 2) também fez sua leitura; e a Printing sugeriu uma índia coberta e fashion (imagem 3).
E por fim, o bom e velho xadrez não poderia ficar de fora. Como sempre, a padronagem aparece em suas diferentes faces, pra ninguém reclamar. Nas imagens, o vestido da Acquastudio, a camisa da Balasarae e o casaqueto de Alisson Rodrigues.

Pesquisa e edição de imagens: Lucas Presotti.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Guia: jaquetas e camisas jeans

Quem nunca teve jaqueta jeans pelo menos uma vez na vida? Ou usou uma camisa do mesmo tecido láááá no final dos anos 90, quando os malditos cantores sertanejos combinavam com calças coladérrimas, precursoras das skinnies?

Pra mim, jaquetas em denim são clássicos e eu uso sempre, independente de estar mais em alta ou não. Já as camisas acho um pouco mais complicadas. Foram propostas de inverno e seguem no verão, mas ainda não consegui comprar. Experimentei uma linda na C&A, mas me pareceu pesada demais para a estação.
No atual inverno do Hemisfério Norte, os meninos estão abusando das peças em jeans, o que indica que elas devem continuar pra gente na próxima estação fria. Nas imagens acima, clicks do Copenhagen Street Style. Na primeira, o menino monta seu look monocromático em índigo fechando com a jaqueta. Na segunda, a peça-chave é a camisa, presa no braço com camiseta embaixo, combinada à calça caqui. Note esses tons terrorosos com índigo jeans. Perfeito, não?
Ousado e usável o primeiro look, do Style Scout. Adorei como ele se vestiu informalmente de maneira "formal". Destaque para o colete e para a gravata bordô. O segundo parece meio naïve, mas funcionou. Em ambos, mais uma vez, índigo + tons terrosos. Click do Style Clicker.
Aqui a jaqueta fez as vezes de camisa, usada sob colete. Na segunda imagem, é a camisa que fica sob o cardigan. Olha os beges, marrons e caramelos aí gente! Looks do Stil in Berlin e do Copenhagen Street Style, respectivamente. Eu me empolguei mais e já vou preparar uma montaria dessas, e você?

Edição de imagens: Lucas Presotti.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

De cabelo novo para 2011!

Oi 2011! Oi Brasil! Que delícia estar de volta depois de umas férias deliciosas com pessoas mais gostosas ainda. As coisas acontecem muito depressa na nossa vida, ainda mais quando se relacionam à moda. Todos os dias temos novidades, e meu objetivo é viver cada momento intensamente. Quando falo de moda, não tenho a intenção de acompanhar todos os lançamentos e efemeridades do setor, mas sim me divertir com o que eu gosto e que me parece agradar quem lê o BAPHOMETRO.

Já ouvi que meu blog gira em torno de auto-promoção. Claro que sim gente! Não tenho a pretensão de ser um gerador de conteúdo externo, já que não sou um portal de moda, um site institucional nem nada disso. Sou um cara bem humorado escrevendo sobre o que mais curto. Acho meio patético alguém isoladamente escrever sobre moda como se fosse um jornalista do meio. Eu conto aqui pra vocês sobre como absorvo esses assuntos e como os coloco em prática na minha realidade. E sabem, tem dado super certo. Também recebo muitos elogios, pedidos de ajuda e felicitações.

Pra ficar bem claro o objetivo do blog, começo o ano falando do meu novo corte de cabelo para encarar o verãozão. Nessa estação já passei pelo Rio, Belo Horizonte e Porto Alegre, e cada lugar está mais quente que o outro. Para isso, penso que o hairstyle deve ser prático e adequado, sobretudo. Se tiver o apelo da estação, melhor ainda, né?
Escolhi um dos cortes que mais apareceram nos últimos desfiles de verão das grifes internacionais e nacionais: a la Elvis Presley. Mas calma! Não tem nada de caricatural no estilo. Ele tem a pegada do topete do rei do rock + algo do moicano no topo + nucas e laterais raspadas.
O modelo Matheus Verdelho é um dos adeptos do estilo por aqui.

No Brasil, a Cavalera apostou sem medo no corte para os meninos (veja nas três imagens que abrem o post). Lá fora foi a Versace quem mais investiu no assunto (veja na imagem de backstage abaixo).
Puxa pra cima!
Na primeira imagem, look da Versace; ao lado a leitura da Dsquared2.

Para finalizar, uma boa pomada ou cera seca na ponta dos dedos para levantar. A que eu uso é essa azul da linha Bed Head, da Tigi. No Brasil ela custa em torno de R$100,00.
O meu corte foi feito pelo amigão Rafa, de BH. Ele mesmo tem esse corte. Pra quem estiver na mesma cidade que ele, me peça o telefone que vale a pena. Ah! mas e como ficou meu cabelo? Assim que eu receber as imagens do Rafa eu posto! Beijos e feliz ano novo!

Edição de imagens: Lucas Presotti.