segunda-feira, 29 de junho de 2009

A gente só quer saber de xadrez!

Entra ano sai ano, coleções vem e vão e quase todas, especialmente as de inverno, trazem o xadrez consigo. É um clássico que poucos desprezam. Eu adoro e tenho várias peças. Me surpreendeu ontem, na festa junina que organizei com alguns amigos, a unanimidade da estampa. Claro que o tema tem tudo a ver, mas vamos combinar: a gente é jeca, mas é joia, e usar xadrez fica lindo! Na nossa Quermece da Janja todos vestiam, dá uma olhada ali em cima. Eu estou de lenço vermelho, e o xadrez da minha camisa não aparece nessa foto :(

Mas e você, como se relaciona com o xadrez? Usa só em festa caipira/country ou aposta no dia-a-dia? Antes de mais nada é legal conhecer as diferentes padronagens, e ver qual você se identifica mais e combina com seu estilo. Logo embaixo preparei um box explicativo:

XADREZ TRADICIONAL: é a padronagem em que quadrados e listras se sobrepõem, criando efeitos de contraste e de cores.


QUADRICULADO: os quadrados são posicionados uns ao lado dos outros, sem se sobrepor.


PRÍNCIPE-DE-GALES: xadrez de alfaiataria, em que listras hiper finas se aproximam e distanciam para elas mesmas formarem quadrados maiores.


TARTAN: é o xadrez das saias dos escoceses, e o mais tradicional é o que aparece em vermelho, preto, braco e amarelo. Ficou pop por conta do grunge nos anos 90.


VICHY: quadradinhos coloridos sobre fundo branco, mega popular nos anos 50, dando um ar ingênuo e feminino.


PIED-DE-POULE: é um xadrez super pequeno, onde um quadrinho se ligado ao outro por um "fio". De longe, a estampa parece com o rastro em que os pés das galinhas deixam no chão. Por isso o nome.


ARGILÉ: é o xadrez feito de losango, com listras que os traspassam.


BURBERRY: xadrez característico da marca inglesa Burberry, ultra tradicional. Ficou famoso durante a I Guerra, quando foi usado como forro dos trench-coats dos militares. É sempre branco e caramelo, com listras pretas e vermelhas.

10 se meteram:

Nossa tá muito legal este post...tudo explicadinho!
Adorei!

Olá Alexandre!
Tenho pouca roupa no xadrez.. mas, o que tenho são umas batas nesse estilo aqui: PIED-DE-POULE. Gosto do xadrez BURBERRY, mas esse é difícil de se encontrar por aqui...

Beijos, e uma excelente semana.

Fernanda.

A-do-ro o tradicional e o tartan.

Beijos.

adoro o principe de gales (o xadrez hehe)
elas são incríveis, né? Sou fã mesmo e acho que elas ajudam, e muito, nessa democratização da moda!
ah! eu que me identifico cada vez mais com esse teu blog baphonico! hee
beijooo

Òtimo post,Alexandre!E o xadrez,hein?quem diria,tá tendo uma vida longa nos últimos tempos na moda.



abraços

ah! e eu não conheço nenhum blog com estilo de meninos. eu acho que seria incrível...uma mega ajuda e inspiração pros nossos brasileiros carentes de referências.
vou procurar e te falo se achar. tu me avisa se encontrar tmb?

beijoo

Olha só..não sabia os nomes, muito bom o post.

Gosto do Tradicional e do Argilé.

bjs

Gostei mto, pois tinha nomes q não sabia! Os meu favoritos são o Tartan, Pied de poule e burberry.
Aliás, o burberry em outras cores tbm é um máximo. E sobre o post do Michael, que mérrevilha. Gosto destas fotos de inspirações. A gente vê o qnto Jackson influênciou não só nas músicas mas tbm nas roupas.
bjkassssssssss

o meu vestido de toalha de cantina não apareceu!

my god!

haha