domingo, 5 de dezembro de 2010

Guia: Henley shirts

Vestuário masculino é algo difícil de inovar. À parte de camisas, camisetas, calças e bermudas, temos poucas opções. A solução para o mercado de moda é inovar nos cortes dessas peças e resgatar modelagens antigas que já fizeram sucesso. Um desses casos é a camisa Henley.

De formato T, com mangas curtas ou compridas, ela não tem colarinho e possui uma fileira de 2 a 5 botões. É muito similar a uma camiseta de pijama ou a uma camisa polo, claro, sem a gola. A peça recebeu esse nome por causa dos remadores da cidade inglesa de Henley-on-Thames, que a usavam como uniforme.
Imagem dos remadores ingleses que inspiraram o modelo de camisa.

O modelo foi muito popular nos anos 70 e vem sendo proposto durante algum tempo, mas parece que só agora é aceito e usado ao redor do mundo. Os meninos de fora, em países europeus como Itália e França usam direto, além dos americanos e canadenses. Aqui no Brasil o comeback se iniciou com as últimas coleções do Fashion Rio verão.
Os modelos acima são da Urban Outfitters. Cinza, 28 dólares; com capuz, em azul, 38 dólares. À venda no site.

Versões do modelo para a American Apparel. A listrada sai por 74 reais, e a que imita uma polo custa 144 reais.

Eu tenho algumas camisetas lindas com esse corte. Uma delas é da Chasin e minha sobrinha linda e amada me trouxe de Amsterdam nesse inverno. Ela é rosa e super ajustada, linda demais! Por ter diversos acabamentos, como capuz, mangas em comprimentos diferentes e cores mil, a camiseta Henley é um coringa e não vê contra-indicações. Recomendo usá-la de modo informal, com jeans e shorts, para todos os públicos.
A mais recente coleção de Paul Smith traz a Henley em versão azul brilhante e coladinha (imagem 1) e mais folgada em azul claro (imagem 2). Ambas usadas sob jaquetas.
No lookbook spring 2010 da grife italiana Mario Grifoni, as camisas tem a maior cara de pijama. Deliciosas, não? Atenção para as já consagradas barras dobradas!
A imagem que abre o post mais essa logo acima mostram modelos da LNA spring 2010. A primeira tem gola mais aberta e shape justo. Essa última segue o conceito mas inova ao abolir as mangas. Mesma ideia para a brasileira Auslander, na segunda imagem.
Mais ideias brasileiras apresentadas no último Fashion Rio. Aqui, a Redley mostra como usar as Henleys com bermudas. Vamos combinar que o modelo em rosa apagado com abotoamento transversal e bolso canguru (segunda imagem) é irresistível, hein?
Bermudas ousadas para camisas básicas. Easy tops que vão bem com qualquer bottom, de qualquer formato, comprimento, tecido, padronagem ou cor. As versões acima são da carioca British Colony.

edição de imagens: Lucas Presotti

4 se meteram:

Eaew Mano.
Superadoreii
como de costumeee
1 abraçãooo
Of The Moda

Ale, que bom que gostou e que voltou no blog, sobre o post como sempre completo, fui na C&A esta semana e vi as camisetas com os botões na gola por 29, mas não gostei do tecido.

Abraços

Paulo Ferba
@FerbaFashion

Adoro essas bermudonas nos homens com uma sandalia, fica lindo e com muito estilo!!!
Adoro esse blog!!!

Beijos