quarta-feira, 5 de maio de 2010

O appeal das alpargatas

No último fim de semana, andando de roller em Porto Alegre me dei conta de uma coisa: os jovens gaúchos estão cada vez mais aderindo às tradicionais alpargatas. O clima de pôr de sol no Guaíba, Gre-Nal rolando e chimarrão pelas mãos fechou todas com o estilo do calçado, feito de lona ou brim, com solado de corda ou borracha, primeiramente fabricado pela Alpargatas, empresa brasileira do setor calçadista.

As alpargatas, que parecem uma sapatilha, podem ser presas ao com tiras de couro, corda ou pano. Sua origem está nos trabalhadores das docas, na França (onde é chamada espadrille) e na Espanha.

E confesso que achei o calçado extremamente sexy, quando usado despojadamente (sem meias, por favor!!!) com bermudas ou até mesmo com as bombachas do traje típico gaúcho, que muito se assemelham às atuais calças saruel ou cenoura. As alpargatas podem ser usadas tanto por homens como por mulheres, e substituem a bota no traje gaudério tradicional.
Depois do modelo original, muitas outras marcas e modelos apareceram, e recentemente, até a Havaianas propôs uma alpargata. Veja acima, na última fileira.
Marc Jacobs, um dos estilistas mais respeitados pela criatividade e ousadia, colocou saltos altos nas espadrilles, fazendo um mix de alpargata + anabela (imagem 1).
Acima, modelo da estilista Marina Sebouhdanian, e modelo visto em vitrine de Barcelona.
Nos anos 80 as alpargatas foram hit, e agora parecem voltar com tudo, especialmente por causa da modernização do produto, impulsionada pela marca argentina PAEZ. Eu conheci o gentilíssimo representante brasileiro da marca, Rodrigo Casas, em um feira de Porto Alegre chamada Mix Bazaar. Conversamos sobre a nova brand e como o mercado mundial está aceitando o produto.
Segundo Rodrigo, os modelos, apesar de tradicionais, tem um apelo jovem e impactante. Isso acontece especialmente por causa da diversidade de estampas e pela comunicação da marca, super antenada com seu público-alvo.
Bem além dos trajes gaúchos: alpargatas estampadas e coloridas + bermuda jeans + regata.
Peça de divulgação das PAEZ, que transmite a energia jovem que a marce propõe.
E tem até modelagem infantil dos calçados. Muito legal a campanha, concordam?
A peça de comunicação acima divulga a mais recente coleção das PAEZ.
O material de publicidade e imprensa é extenso e pode ser conferido no site e no Flickr. Pra quem quiser conversar com o pessoal da marca, é só acessar o Facebook ou Twitter.
Imagem de feira com as PAEZ presentes em Londres.
A brand também participou de uma feira em Portugal, e abaixo, na Itália:
E aí, convencido de que as alpargatas podem ser um calçado hype? Eu já combinei de pegar as minhas com o Rodrigo neste final de semana. Prometo postar uma foto usando, ok? Beijos!

6 se meteram:

Ai...não gosto muito de alpargatas, embora tenha achado as coloridas bem divertidas, quase que propondo uma brincadeira, não é?
Então é essa tb a novidade da havaiana? Alpargatas?
Bjs

Ah..eu tbém gosto viu Alexandre. Com bermuda ou shorts acho lindo.

toh ha seculos procurando essa marca de alpargatas... c souber onde vender no rj, por favor informaaa

tem como comprar online, eles entregam para todo o Brasil! Neste site: http://www.estiloexclusivo.com.br/datastore/Products.aspx?cat=5

Eu comecei a gostar, mas ainda estou em busca da alpargata perfeita rsrsrs

Beijos, Bruna
www.cheiadegracaon.blogspot.com

eu gostei muito, a leveza e conforto que a alpargata proporciona aos pés, mas precisa tomar muito cuidado com o chão molhado por que escorrega parece um sabão.