segunda-feira, 10 de maio de 2010

O poder dos buttons

Quem nunca estampou um button na jaqueta jeans nos anos 90? Ou ainda pendura pela bolsa? Eu lembro de ter uma coleção que ainda deve estar em alguma gaveta perdida. Usava pouco, mas adorava circular com mensagens engraçadas e às vezes até bobinhas.
Criados para serem anúncios ambulantes, através de quem os usa, os buttons - ou bótons, como bem aportuguesamos - viraram ítens de estilo atemporais. Várias coleções apresentaram os seus na década passada. Uma linha que eu tinha era da Vide Bula. E quem ainda adoooooooora colocar buttons em quase todas as peças é A Mulher do Padre. Tenho alguns que vieram em uma jaqueta e uma camiseta compradas no ano passado.
Itálico
As peças acima são super engajadas. Falam de feminismo e o poder das mulheres. Logo acima, buttons politizados; e a imagem que abre o post é um dos temas clássicos desse artigo de estilo: as bandas e cantores. Roqueiros, punks e emos ainda parecem ser os principais consumidores das peças.

E hoje em dia há buttons mais descolados ainda, com muitíssimos temas diferentes. O site Intervenções Urbanas é um entusiasta no assunto. Segundo eles, intervenções urbanas são interferências no ambiente da cidade, com o objetivo de inserir um pouco de cor em meio ao espaço onde predominam os tons acinzentados do asfalto e do concreto.

A ideia da Intervenção Urbana é trazer essa cor e personalidade através da moda. É na linha de processo colaborativo que o site funciona, onde o conteúdo é gerado pelos usuários.

Segundo Wagner Diniz, criador do projeto, a IU é um espaço criado para apoiar as manifestações artísticas, incentivando a liberdade de criação e expressão através da cultura dos buttons. "Este é um projeto que só foi possível com o apoio de todos os amigos e colaboradores. É resultado da participação de cada um deles e de nossos clientes", conta ele.

Qualquer pessoa pode mandar sua linha de buttons. Foi isso que fez minha colega Paula Basei, que criou uma linha baseada no ator Johnny Depp. Paula diz que a ideia foi criar de uma forma simples ícones que representassem os papeis mais caricatos do Johnny Depp. E ficou bem legal, hein Paula? E vocês, o que acharam?

Quem se interessar, pode visitar o site colaborativo aqui.

7 se meteram:

Eu adoro buttons!! Tenho alguns presos na mochila. Perdi vários no aperto do ônibus, mas por aqui a gente escolhe as imagens e a loja produz os buttons personalizados por menos de R$3,00 !!!!!!!!!!

Que linda a coleção da sua amiga.

Que legal! Valeu pela publicação. Eu adoro essa coleção do Depp que a Paula fez. =)

A IU paga comissão a todos os artistas que tem seus buttons vendidos no site e só lança coleções exclusivas. Acho que esse é o grande diferencial do site.

Grande abraço,
Diniz

Adoro! Tenho uma bolsa cheia deles!

Olha que coincidência. Estou arrumando meu quarto e achei um monte que inclui KRAFTWERK, MARCELONA e outros.
Buttons sempre resgata coisas boas, não dá pra se desfazer messssssmo.
Guarde a sua coleção. Vale ouro!

xoxo Henrique

Fã, pedindo por mais postagens!
Sentindo muita falta, kd vc.
Alex Amorim (orkut)

Visita a gente. Estamos começando a criar botons, dá palpite de coisas interessantes pra gente criar. www.noisdois.com.br

Abraços.
@leandroqualquer