domingo, 19 de junho de 2011

Highlights do 2º E-Blogs de moda

No encontro para blogueiros e imprensa de moda que aconteceu ontem, na Fenac, em Novo Hamburgo, o prefeito Tarcísio Zimmermann saudou os presentes e lembrou que a cidade já foi protagonista nacional na produção de calçados. Salientou que hoje, é celeiro do desenvolvimento de produtos coureiro-calçadistas, para criadores e produtores. Depois de sua rápida fala, foi a vez de a professora Emanuele Biolo Magnus falar sobre o destaque dos blogs de moda perante o mercado e o meio acadêmico.


Mestre em Design e Marketing Têxtil, Emanuele contextualizou o mercado de moda historicamente, lembrando dos períodos antes e durante a Alta Costura, Prét-a-porter e Fast Fashion. Segundo ela, a internet democratizou a informação de moda e colocou os blogueiros como porta-vozes do segmento. Em sua apresentação, destacou o ciclo de consumo de moda que se estabelece pela aceleração da demanda, segue com a globalização da informação, passa pelo aumento dos nichos de mercado, e culmina no desenvolvimento tecnológico e busca por diferenciação individual.


Mas o grande destaque do encontro foi a stylist Chiara Gadaleta. Sem a afetação da maioria das blogueiras presentes e até das organizadoras, Chiara falou de forma simples e engajada de um assunto que muitos torcem o nariz. Formada e ex-professora do Instituto Berçot de Paris, ela mostrou com a reciclagem pode ser glamourosa e feita de formas a não desperdiçar recursos naturais. Enquanto o pensamento da maioria é consumir no ritmo fast fashion, a stylist celebra o slow fashion, expresso pelo vintage, pela transformação e a customização de produtos já existentes e pelo consumo consciente. "Falar de moda é falar de consumo, e isso envolve descarte", disse.


Para Chiara, o poder que a moda tem de reação em cadeia, deveria ser aproveitado para o bem. Ela participa de vários grupos de reaproveitamento de recursos em todo o país, formando agentes transformadores para a geração atual e as futuras. Algumas das chaves para a moda sustentável, segundo ela, são o uso de materiais orgânicos, que não afetem o ecossistema, o comércio justo, com pagamento adequado e respeito à mão de obra, e a valorização das habilidades locais, que são um patrimônio cultural de nosso país.


Na sequência da palestra, Chiara mostrou exemplos práticos de como é possível reutilizar, sempre com muito estilo e glamour. Ao longo da semana, falaremos sobre esses projetos de artistas conscientes e suas criações úteis e lindas. Na finalização do evento, alguns brindes dos patrocinadores foram sorteados e fomos encaminhados ao show room das marcas e coquetel. Ganhamos vários mimos fashionistas e press kits de algumas marcas bem interessantes, que também falaremos aqui no blog. Espero que curtam!

Reações:

4 se meteram:

Adoraria ter participado desse evento.

Oie sou o Fábio Mariz do blog Mariz.Moda mega adorei o seu blog, tenho um blog de Moda Masculina faça a sua visita e seja um de nossos seguidores, sim estou seguindo o teu bloguito ... abraços!

(http://marizmoda.blogspot.com)
Siga nossos twitter: @FabioMarizReal & @MarizMada

que legal
beijos
likehappydream.blogspot.com

EAEW MANINHO!!!
TUDO CERTINHO?!
ESTOU DE VOLTA AO BLOG
CHEIO DE NOVIDADES
PASSA LÁ DEPOIS
UM ABRAÇO
OF THE MODA