sábado, 24 de setembro de 2011

De blazer no verão

Nas passarelas internacionais, em ordem, as propostas de Paul Smith, Marc Jacobs e G-star.
O poder de um costume completo é inegável. Este conjunto de peças representa uma das indumentárias mais emblemáticas do mundo da moda. Aos poucos, porém, o conjunto foi desmembrando, e, camisa, colete, calça e blazer passaram a ser usados independentemente e com peças mais informais, inclusive pelas mulheres. O uso do blazer à parte do costume é uma tendência marcante para a próxima estação, presente em diversas coleções nacionais e internacionais e já ferve nos blogs de street style. E são as mulheres as principais responsáveis pela atualização da peça para o verão 2012.

Blazers são atemporais e aparecem em quase todas as coleções, dependendo, é claro, do material e do corte. Para os dias mais frescos do próximo verão, a peça de alfaiataria é must have, substituindo as jaquetinhas do verão passado. Os cortes atuais são ora mais larguinho e comprido, quase um blazer-vestido, ora ajustado e curto. Podem ser usados em todos os momentos do dia, e vão bem aos compromissos de trabalho, até às relaxantes happy hours.
Maria Bonita, Colcci e Cori apresentaram suas propostas nos desfiles de verão nacionais.
Por serem versáteis, arrematam looks urbanos, com calça, short jeans e regata, ou então românticos, combinados a vestidinhos fluidos e macaquinhos. Para ocasiões mais formais, combinar peças de alfaiataria, com calças e shorts, garantem um resultado elegante. Arregaçar as mangas e usar relógios e pulseiras de todos os tipos, enrolar um lenço leve no pescoço e fechar com summer boots e oxfords nos pés são ótimos truques de styling.
Os blazers para os dias amenos do verão são hit absoluto lá fora. Acima, cliques do Milan Street Fashion, Face Hunter e The Sartorialist.
A tendência vem ao encontro das propostas minimalistas e limpas da temporada, totalmente o opostos das estações passadas, quando o exagero teve seu ápice. Nessa ode à boa alfaiataria, clássica e atemporal, os blazers femininos apontam para uma vestimenta mais sofisticada, mesmo nos dias quentes. É para usar sem medida.


Edição de imagens: Lucas Presotti

0 se meteram: