domingo, 25 de setembro de 2011

Duelo de verão: docksides x mocassins

Modelos supercoloridos, da Donadelli.

Em tempos de tendência de sapatos masculinos flat, já passaram por nós os modelos slip on e os temidos sapatênis. Mais recentemente, os tênis tipo All Star foram reproduzidos por quase todas as marcas e acabaram calçando todo mundo, assim como as espadrilles masculinas, que estão invadindo as ruas. Eu já havia antecipado a tendência aqui. Desde a estação passada, propostas de docksides e mocassins vieram com força. Contudo, a confusão é grande. Como diferenciar um de outro? Como e onde usar?

Pra começo de conversa, é importante reconhecer o shape do calçado. Os docksides são mais estruturados e têm solado de borracha alto, enquanto que os mocassins são baixos e geralmente têm solado formado por bolinhas de borracha. No caso dos docksides, o cadarço é de couro e percorre toda sua extensão lateral. Já os mocassins são afinados e têm, na maioria das vezes, um cordão ou fivela na face. É melhor ver para entender.

Pharrell Williams, Rodrigo Hilbert e Zac Efron são celebridades adeptas dos docksides.


Da direita para a esquerda, o modelo "Baltazar", de Jorgito Donadelli (R$245,00); Carmim (R$319,00) e o tradicional "Spinnaker", da Sebago (U$100,00). Todos à venda no site das marcas. 

O uso de ambos é bastante comum. Devem ser calçados sem meias e ficam mais legais à mostra. Acompanham bermudas e shorts na boa, embora o hype da estação seja usar com calças jeans ou de sarja justas e mais curtas, ou ainda, com a barra dobrada. São informais e frequentam passeios ao ar livre e trabalhos mais descolados. Nas festas de verão à beira da piscina ou na praia, são superbem-vindos, lembrando sua origem náutica. E aproveitando a onda color blocking, não há regras para combinação de cores.

O precursor dos mocassins, Elvis Presley, ao lado do chatinho Fiuk e de Scott Disick, marido de Kourtney Kardashian. Veja que com calça larga, os mocassins parecem desatualizados.

Eu, particularmente, não sou muito fã dos mocassins. O último modelo, de Pedro Lourenço, para a Riachuelo (R$129,90), eu experimentei e ficou estranho. O primeiro é do Urban Outfitters (U$129,00) e o segundo, da Daslu (R$450,00), ambos disponíveis no site das marcas.

Pesquisa e edição de imagens: Lucas Presotti

Reações:

2 se meteram:

Oi, adoro seu blog sempre leio...
vou tentar, rsrsr deixar um comentis aqui toda vez que vc postar!
sobre os mocassins... rsrs são bonitos, mais é complicado!
vou ver se CONSIGO aderir porque gosto da imagem que ele passa.