quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Crash de estampas

Eu sempre brinco quando vejo alguma figura estranha antenada pela rua vestindo duas (ou mais) peças com estampas diferentes dizendo: Uau, que crash de estampas! E não é que a moda tomou conta das ruas? Claro que a maioria das pessoas que eu me deparo não são antenadas como eu disse, e sim, desavisadas. Poucas conseguem equilibrar peças de padronagens diferentes em um mesmo look e parecer cool. As fashionistas americanas e italianas sabem como ninguém manter a proporção das estampas sem parecer que mergulharam no closet e saíram. Vamos aprender com elas?

Os clicks do Face Hunter mostram um verdadeiro exagero de padrões e cores. Perceba que em todos eles, porém, há uma unidade na cartela de cores. No look 1, o verde e o mustarda comandam. As listras são prioridade, marcadas por pequenos círculos ao longo do desenho. No segundo look, o vermelho dá o fundo para pequenos motivos em tons pastéis avançarem. Já no terceiro, o floreado liberty toma conta da produção de fundo vermelho e bege.
Nas lentes do The Sartorialist, as estampas fotografadas vão além dos florais e geométricos. O importante aqui é equilibrar a proporção dos desenhos. Veja como o xadrez e o liberty da primeira imagem conversam abertamente. Ponto para a jaqueta jeans, que neutraliza o excesso de informação. Renda + zebra é possível? Lembre sempre de investir em um fundo-base para o resultado pontuar. Aqui, o preto e o branco são os responsáveis pelo sucesso. No terceiro caso, o que prevalece é o bom senso. Uma estampa chama mais atenção que a outra? Evidencie esta e ofusque a outra! Veja como os verdes se adequam perfeitamente.
As passarelas têm proposto combinações exóticas e nem por isso menos comerciais. Na coleção de Anna Sui, quadrados se mistruram a círculos em uma base azul e vermelha. Até na passarela os complementos são básicos e neutros. No segundo look, Marc Jacobs põe o xadrez vichy pra conviver com o argile. Em cores sóbrias, os motivos superpequenos se saem bem. Tons naturais são os mais fáceis de conviver. Nesse habitat, o que prevalece é a sintonia das cores. Veja que o riscado verde fica perfeito com a estampa de pássaros sobre fundo branco. Look de Carolina Herrera.

Em todos os casos, prefira usar se estiver com o shape em dia e conseguir segurar a produção sem parecer uma louca sem nexo. Decida se o lugar comporta a montaria e se você não vai chamar mais atenção que o desejado. E por fim, sucesso!


Pesquisa e edição de imagens: Lucas Presotti

Reações:

1 se meteram:

Que lindas demais amei...
Parabéns muito bom o post.
Aproveite e dê uma visitinha lá no meu blog tem posts incríveis e sem falar na promoção que tá rolando da andarella não fique fora dessa você vai adora.
Vou aguarda sua visita.
Beijos.
http://www.meuestilogugafernandes.com.br