segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Guia: Os 10 maiores crimes do estilo esportivo

Eu sempre detestei esportes e as poucas vezes que fiz foram por obrigação na educação física do colégio, de uniforme. Hoje que posso decidir o que fazer e usar, quero distância de roupas com estética esportiva, salvo com informação de moda, como fez muito bem Stella McCartney para a Adidas. Como tenho pânico dessas peças que são feitas pra fazer esporte e o povo usa na rua, resolvi fazer a lista dos 10 maiores crimes desse estilo. Como a intenção não é só detonar, mas ser útil, ao lado proponho uma versão atual e street no mesmo segmento. As peças sugeridas são do site de compras Urban Outfitters.

1. REGATA
O drama: Braço de fora já é um risco altíssimo. Com regata dry fit, de tela ou o caralho, ainda mais! A solução: Eu sou a favor da regata em passeios diurnos outdoor e em baladas jovens e descoladas. Quem pode usar? Sarados e magros definidos. E só. Prefira as de ombro fino e decotadas, mas cuidado com a abertura nas axilas: quanto menor, melhor. Truque de styling: Use com coletes e penduricalhos no pescoço ou sob uma camisa xadrez arremangada.

2. CAMISA DE FUTEBOL
O drama: Você pode ser torcedor do Grêmio, do Brasil, do Aimoré, do Milan ou do demônio futebol clube. Ninguém precisa saber o time que você torce. Sem falar do risco das gangues malucas contrárias a você. Eu quase fui espancado em Buenos Aires usando uma retrô do Grêmio no estádio do Boca. Não sabe nada de futebol e quer aparecer? Bem feito! A solução: Camisa de time é pra ser usada no estádio. Existem milhõooooooes de modelos de camisetas, de todos estilos, cortes, padronagens, materiais, estampas e aplicações. Escolha uma que faça seu estilo e respeite seu tipo físico e adote. Truque de styling: As mais atuais são em gola V, largas, com cara de velha e sem estampa. Use com as mangas enroladas e deixe solta sobre a calça ou short.

3. CASACO COM ZÍPER
O drama: Eu adoro casaco com zíper e acho uma das peças do esporte melhor aproveitadas pela moda. O problema é aquela coisa largona, largada, cheia de logos e sem shape nenhum. Tem muita gente que ainda usa o uniforme completo. Aí é caso de cadeira elétrica. A solução: Usar esse tipo de casaco com calça de alfaiataria é so 90's. Então, give up! Usar com jeans é barato demais, vamos ser criativos, a intenção é essa. Fica pra academia então. Que tal substituir por um casaco de corte reto, seco e com botões? Se for traspassado como na foto, não precisa de mais nada. Vale o investimento. Ou então por um cardigan, um sweater, um blazer? Tem mil opções de casacos! Truque de styling: Use aberto, com uma camiseta legal por baixo e o punho arremangado. Fica leve e tira a seriedade.

4. JEANS OVERSIZED
O drama: O skater look tem um público específico. Até os mais tradicionais estão procurando por calças slim ou skinny. Todos querem se atualizar, parecer mais jovens e valorizar o corpo. Com isso, adeus calças largas! A solução: Usar skinnies, ora! Se não tem, o shopping tá aberto agora! Simples assim. Truque de styling: Barras dobradas. O truque apareceu em praticamente todos os desfiles nacionais e internacionais. Eu já estou usando.

5. BERMUDA SURFER
O drama: a onda surf passou há uns 10 anos. Confesso que ainda mantenho minhas bermudas waterproof, mas aviso: nem na piscina dá mais. A solução: A praia é o lugar delas. De preferência em surfistas sarados. Para não surfistas, bermudas em tecidos também próprios para a água, até o joelho. Para o dia-a-dia, shorts de alfaiataria ou bermuda jeans cut off. Truque de styling: faça o seu próprio cut off: pegue a tesoura e mãos à obra! Vale usar desfiada ou em duas dobras.

6. MOCHILA DE TREKKING
O drama: Tá certo que temos a vida pra carregar na bolsa e poder passar o dia sem apertos, mas nada justifica o desleixo com essa parceira. E caso você não seja um mochileiro viajante ou um sem teto, não precisa dessa estrutura toda nas costas. A solução: As maxi bolsas migraram do closet feminino para o nosso. Com isso, não há desculpa de não encontrar uma bolsa adequada à nossas necessidades e estilo. De mão, carteiro ou até de ombro, existem vários modelos incríveis. Truque de styling: Coloque patches, penduricalhos ou pins que falem algo de você. Fica divertida e personalizada.

7. BONÉ
O drama: Já falei aqui do meu apego a um boné terríííível branco da Nike, que sempre uso em bad hair days. Vocês sabem, eu me envergonho muito por isso. Até tenho boina, viseira, e fedora de palha, mas sempre recorro ao boné. Bonés são simples demais pra quem tem estilo, e eu sei da dificuldade de adaptação com outras peças, mas vamos juntos inovar? A solução: De coração, juro abandonar o boné e usar meu chapéu, que é a cara da próxima estação. Só consigo usar na praia, mas vou ignorar os olhares desconfiados das pessoas e investir mais nele. Te convido pra esse desafio! Se não curte meeeeeesmo, tenta uma boina, uma viseira? Vamos? Truque de styling: Que tal criar headbands coloridas pra usar na aba do fedora? A cada look, uma band nova!

8. CORRENTE DE PRATA:

O drama: Essas correntinhas de prata, sinceramente, dispensam maiores explicações. Nem tem ligação com esporte nenhum, mas devido a meu ódio por elas, merecem entrar na lista. Imagina a cena: boy bombado de rave com camiseta Ecko estourando, uma correntinha de prata, jeans claro e Nike shox. Balde! A solução: Desmancha a desgraçada e transforma em pulseira pra mãe. Compra um penduricalho qualquer que é melhor. Até na Renner tem uns legais. Olha esse do exemplo. Lindo, né? Truque de styling: Por si só já é um truque usar um penduricalho. Mas você pode criar algo que tenha muito a ver com você. Faça uma corrente com um pingente que lembre sua profissão, seu hobby, seu amor. Coloque seu anel de compromisso pendurado. Use uma tira de couro. Invente!

9. ÓCULOS DE SNOWBOARD:
O drama: Essa vibe vendedor de surf shop me dá nos nervos. Me lembra gírias, me lembra açaí, me lembra luau, me lembra violão. Chega! O desenho desses óculos é sinuoso demais, é tecno demais, é colorido demais, é confortável demais. É um saco! A solução: Não tem muito o que inventar. Óculos é pra proteger do sol e incrementar o estilo. Não precisa de borracha na haste nem MP3 player. Existem inúmeros modelos simples e que se modelam ao rosto naturalmente. Eleja um que agrade e fique bem ao formato do rosto. Só funciona experimentando. E vale o investimento. Truque de styling: Nenhum. Básico assim.

10. TÊNIS RUNNING
O drama: É o exemplo mais clássico de uso inadequado de peças esportivas. Tênis de correr é pra correr, tênis de futebol é pra futebol, tênis de escalada é pra escalar. E ponto. A solução: Tenha um para cada esporte que fizer e outro (ou quantos quiser) para usar na rua, no trabalho, na balada. Eles devem ser confortáveis sim, mas não precisam de mil tecnologias de amortecimento, certo? Prefira os flats, alongados, e de cores sóbrias, como na foto. Não tem erro. Truque de styling: Use sempre com meias invisíveis. Mesmo com jeans. Mostrar um pouco da canela é sexy e atual.

13 se meteram:

Que beleza de dicas!
Nós agradecemos!
Beijo!

Sabe,também não gosto deste tipo de roupas esportivas!Mas se seguir suas dicas...é,quem sabe!

abraços,Alexandre e ótima semana pra você!

Ótimo post.

Beijos!
Mara
http://verypinksmile.blogspot.com

Oieeee, amei demaisss as dicas para os homens... Td q vc colocou ai ta ultrapassado mesmo!!! Um super upgrade
bjss

Alguem com bom senso, finalmente. rs
Amei seu blog, vou super indicar pro meu namorado que estava procurando um blog sobre moda masculina realmente bom.

Alexandre, como eu me divirto com seus post. Adoro seu humor, pronto falei! kkkkkkkk Suas dicas são super dignas!
Também não curto muito o estilo esportivo, mas admito que Stella Mccartney me fez rever meus conceitos.

Beijos

Adorei todas as dicas, maninho.
e Jà as sigo.
auhauahuahuah
1 abraço.
Of the Moda

Gostei das suas dicas!
Não é comum do meu figurino usar roupas esporte pq acho um grande perigo. Se não tiver bem adequado, parece q vc acordou e pegou a 1ª roupa pela frente.
bjkasssss

amo roupas esportivas!
sempre cool usar!
me sinto muitas vezes a Madonna sempre saindo da academia quando uso minhas calças adidas e roupas do estilo!

amei o post!

mil beijos,
Kira

Adorei as dicas!!
Você anda muito sumido, Alê!!

Beijos,

Bem, lendo este post, eu poderia dizer que: 1) Tem tendências homosexuais... 2) É magrinho... 3) Tem dinheiro sobrando... e finalmente 4) Não anda a pé, em momento algum...

Algumas coisas, quanto à figurino ou quanto à corrente de prata, eu achei interessante... Até por naõ gostar de futebol tb, achei legal o toque sobre as camias de time. Mas quando chegou na parte de óculos e tênis, eu como Guarda-Vidas, Acima do Peso, e trabalhando sob o sol, fiquei meio assim...

Pra quem só anda de carro, até um calçado de madeira serve, afinal não influenciará nada.. Pra quem anda um pouco por dia, faz-se NECESSÁRIO o uso de um calçado com amortecimento. Logo, nike shox ou qq outro bom tênis, pra quem tá acima do peso, é sim fundamental. E quanto aos óculos, com os níveis de raios UVA, UVB e UVC e com as temperaturas atuais (que aumentam em até 2° a temperatura do globo ocular), óculos com o máximo de proteção tb se fazem necessários, e Feliz ou Infelizmente a Oakley domina esse segmento 'Proteção'. Se é estiloso ou não, não sei, mas protege a visão... Entre ser um velho com problemas de visão ou um Adolecente fora de moda, nº2 por favor...

gostei de algumas coisas,mais no entanto tua situação em relação a produtos esportivos é só tua,só porque você não gosta, não é motivo pra falar mal,muito individualista você!