quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Começa a semana de moda de Porto Alegre

Grifes locais e nacionais desfilam entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro na edição de tema "Moda, música e atitude" do Donna Fashion Iguatemi. Diferente das semanas paulista e carioca, a semana de moda gaúcha é mais tímida e com menos personalidade, mas nem por isso irrelevante. Talvez por ser ancorada por um shopping, perca em autonomia, mas, claro, ganha em estrutura. Algumas marcas demonstram independência e mostram que mesmo regionais, conseguem visibilidade e boas vendas.

Esse é o caso da Spirito Santo, que tem duas lojas no RS, mas alcança vitrines fora do Estado. Nada melhor que a grife, que a cada coleção se baseia em um movimento musical para criar, abrir a temporada de desfiles. Sob a inspiração "California Rock Style", trouxe para a passarela a dualidade entre a modelagem loose adotada pelos skatistas desde o movimento dos Z-boys em Venice, até o mod 60's da alfaiataria slim adotados pelos new rockers, clientes fiéis da marca.
Na linha street, a marca acertou ao trazer grafiteiros reconhecidos nacionalmente para assinar estampas silkadas em uma linha de camisetas. Os jeans aparecem ainda mais ajustados, bermudas jeans ganham um fake cut-off, e mais das mesmas camisetas com camisas fake sobrepostas (nada atual)também aparecem. Destaque para o colete de moletom com corte de alfaiataria e as gravatas borboleta, que ficam muito mais interessantes se usadas no jeanswear. Ponto para a ousadia dos tons fluo para meninos firmes no preto. De resto, a cartela de cores segue sóbria e respeitando o mainstream: branco, off-white e nude.

Nada se compara porém, ao que a SS sabe realmente fazer: costumes. Blazers, calças, camisas e gravatas ganham modelagem slim e conquistam até o skatista que odeia vestir terno. Ponto para adoção definitiva dos dois botões no blazer e para as estampas das gravatas.
Outra marca gaúcha que desfilou na noite de ontem foi a teenager Lua. Meninas em média com 12 a 17 anos vão se achar entre vestidos longos fluídos, com cara 70's e outros, bem curtos, pretos fatais e indefectíveis para a balada. Legais os tecidos leves e as estampas descontraídas de florais e bolinhas.

Os outros dois desfiles da noite de abertura, foram da TNG e da 2nd Floor, que eu tanto adoro. As coleções são as mesmas apresentadas no São Paulo Fashion Week, e que portanto eu já havia assistido e resenhado. Confira minhas impressões desses desfiles aqui e aqui.

3 se meteram:

Vou ficar de olho nessa cobertura!

Beijos,
Mara
http://verypinksmile.blogspot.com

Nossa, quanta coisa linda!
Porto Alegre arrasa!!